quarta-feira, 14 de junho de 2017

Por que conseguimos decorar tantas músicas, mas a matéria não?

Posted by   on Pinterest

Você já se perguntou o porquê lembra de músicas lá de 2010 como "Pa Panamericano" ou "Te dei o Sol, te dei o mar pra ganhar seu coração, você é raio de saudade, meteoro da paixão", mas não se lembra da matéria que estudo na semana passada?



Porque o nosso cérebro dá mais importância ao que nos diverte. Isso é fato! Por isso você consegue lembrar de coisas muito antigas como aquelas músicas lá do ano de 2010.

Mas por que não conseguimos memorizar a matéria da prova, já que ela é tão importante? Bom, porque tentamos nos lembrar de muita coisa ao mesmo tempo, o que acaba gerando uma sobrecarga mental. E o segredo para lembrarmos de coisas tão importantes quanto a matéria de uma prova é o seguinte: Esquecer! Isso mesmo, devemos esquecer para lembrar.

Sempre acreditamos que uma memória puxa a outra, certo? Por  isso conseguimos lembrar facilmente de músicas antigas, principalmente dos refrões. Isso foi o que a ciência sempre acreditou. Mas uma pesquisa divulgada por cientistas ingleses descobriu exatamente o contrário. Quando você tenta lembrar de algo, isso pode enfraquecer outras memórias memórias do cérebro. "O enfraquecimento acontece porque se lembrar de uma coisa é como reaprendê-la", explica o psicólogo James Stone, da Universidade de Sheffield.

Para lembrarmos de um número de celular, por exemplo, o cérebro usa um grupo de neurônios para processar a informação e armazená-la, logo em seguida e cria conexões entre esses neurônios. Mas nesse processo, caso você tente se lembrar do tal número, seu cérebro interpreta isso como se fosse algo novo a ser aprendido, o que pode modificar a memória - mesmo que um pouquinho. Com isso, as conexões mudam, alterando outras conexões existentes, que guardavam outras memórias. O ruim disso tudo é que esse processo não considera o que é importante e o que não é - por isso tantas músicas na cabeça e nada da matéria da prova.


Surpreendente, não? Compartilhe no com seus amigos!